A Verdade sobre ser Autônomo
Verdade seja dita. Não é fácil ser autônomo.
Logo no início da minha jornada profissional, eu percebi que eu teria dificuldades se ficasse muito tempo trabalhando para alguém. Eu detesto seguir ordens e eu detesto sentir que a minha liberdade de decisão está limitada por alguém hierarquicamente superior.
Parece um discurso clichê de rebeldia, mas a verdade é que um dos meus traços mais marcantes é a criatividade, e quando eu sinto que ela está limitada de alguma forma eu fico extremamente frustrada.
Não demorou muito pra eu perceber que queria ter o meu próprio empreendimento, apesar de eu não ter tanta clareza no início, mas em poucos anos as coisas foram tomando forma e ficando cada vez mais às claras.
Eu, como muitas outras pessoas, fui movida então a me aventurar nessa jornada do empreendedorismo digital, sonhando com a minha autonomia, com a minha liberdade e com as grandes possibilidades de realização financeira.
Tenho certeza que muitas pessoas que escolhem trilhar essa solitária jornada se deparam com muitas dificuldades e podem acabar se decepcionando. Porque de um lado está esse vislumbre da liberdade e da autonomia, mas de outro você percebe que está realmente sozinho.
Quando os tempos de vacas magras chegam, você está sozinho. Quando é preciso tomar decisões, você está sozinho. Quando precisa lidar com o inesperado, você está sozinho.
Às vezes você se sente impotente e se pergunta se realmente fez a escolha certa e se fez essa escolha no momento oportuno.
Não tem problema dar um passo atrás, se é o que você precisa, para poder se reestruturar de alguma forma. Trabalhar para outras pessoas pode ser algo que faça parte de alguma fase da sua vida para te trazer o conforto que você precisa para que a sua liberdade de criar e de gerir o seu próprio negócio aconteça em um ritmo que você dá conta de seguir.
A pressão pela sobrevivência pode acabar tolhendo a tão sonhada liberdade, e quando você percebe, você está preso.
Quando eu tomei a decisão de seguir o meu próprio caminho, eu tinha a certeza de que seria desafiador, e hoje quando eu enfrento momentos difíceis, eu me lembro do porquê de eu ter tomado essa decisão e me lembro de que esses momentos não são surpresa de forma alguma.
Eu sempre tive muito apoio e é onde eu encontro o meu conforto.
E eu não tenho dúvidas de que eu esteja no caminho certo.
Mas eu preciso confessar que algumas coisas nesse ramo de empreendedorismo digital me irritam muito.
Está cheio de gurus do marketing por aí com promessas de que te ajudarão a alcançar o reconhecimento, a alcançar a agenda lotada e a alcançar a conta bancária milionária. Eu estou tão farta disso, porque eles falam como se houvesse um “encurta caminhos” e isso não é verdade de forma alguma.
Todas as pessoas que alcançam certo grau de reconhecimento, é puramente por mérito. Elas trilharam um longo caminho, e quando “chegam lá”, as pessoas têm a ilusão de que foi algo rápido ou simples.
E, sim, há casos e casos. Há realmente pessoas que têm resultados muito rápidos com o mercado digital, mas não existe uma receita de bolo que sirva para todo mundo.
Cada um tem o seu próprio caminho e cada um é livre para decidir como quer trilhar esse caminho.
O que me desencanta um pouco é a falta de autenticidade. Todo mundo fazendo as mesmas coisas, do mesmo jeito, e só vemos mais do mesmo.
Onde foi parar a autenticidade e a originalidade?
Bom, essa é só a minha opinião pessoal e eu não busco desmerecer o trabalho de ninguém. Afinal, há muitos que nos servem de inspiração e eu sou grata a essas pessoas, porque isso nos inspira a nos dedicar ao nosso negócio com paixão e com ambição.
Só não gosto de ver pessoas que alcançaram reconhecimento em um ramo e de repente começarem a falar de marketing digital, oferecendo um “passo-a-passo” para o sucesso, com as promessas de um encurta caminhos.
Bem, se você está nessa sua jornada autônoma, não se desespere achando que você está sendo engolido pela maré. Não estamos em uma competição e cada um tem um caminho único. Cada um tem seu próprio ritmo, e o sucesso não se mede com reconhecimento ou com conta bancária.
Celebre o seu sucesso explorando a sua própria autenticidade e o seu próprio ser.
Só você importa.
Com amor,
Morgana.