A Incansável Busca Pela Beleza
O que no ser humano faz com que ele busque incansavelmente a beleza?
Fiz essa pergunta ao Chat GPT e ele me respondeu que alguns dos fatores que faz com que o ser humano valorize tanto a beleza são por razões evolutivas e biológicas, porque, evolutivamente, características consideradas belas remetem à saúde e a bons genes; a beleza evoca emoções positivas, proporcionando prazer, bem-estar e melhora do humor; autoestima e autoconfiança; status social, uma vez que pessoas consideradas mais belas podem ter mais vantagens e oportunidades profissionais; a busca por beleza impulsiona a expressão artística; pelo fato da beleza ser considerada uma manifestação divina; a beleza está associada à harmonia e a ordem. Por todas essas razões, a beleza acaba se tornando uma aspiração humana latente, que motiva as pessoas a buscarem por melhorias no aspecto estético.
Para a medicina Ayurveda, o conceito de beleza não se distancia muito do que foi apresentado. Segundo essa ciência milenar, a beleza nada mais é do que uma consequência natural do estado de harmonia do nosso sistema corpo-mente-espírito. É algo que emana de dentro para fora, naturalmente. Está ligada, também, à conduta ética e moral, ao comportamento, às palavras que saem da boca de um ser humano, aos sentimentos que ele cultiva.
Em outras palavras, podemos dizer que a beleza é um estado natural de saúde. Afinal, você já viu alguém doente e que estivesse com a pele linda e brilhante, os cabelos fortes, o corpo vigoroso? Certamente que não.
Apesar de muitos filósofos apontarem a beleza como algo subjetivo, eu discordo completamente. Tem até um ditado popular que diz: quem ama o feio bonito lhe parece. Mas qual é o parâmetro de feio e de bonito?
Se formos olhar sob a perspectiva do Ayurveda, fica muito claro que a beleza está longe de ser uma ciência exata para que sejam estabelecidos padrões, como a nossa sociedade e a nossa cultura gostam de fazer. Mas é possível concluir que ser belo não é algo para poucos sortudos, mas algo democrático ao alcance de todos.
Na minha visão, o ser humano busca tanto a beleza porque a beleza permite que o ser humano se identifique com o Divino. O Divino é ordem, é harmonia, é prazer, é paz, é aconchego, é acolhimento. Quando o nosso objeto de observação nos permite ter essa sensação, é quando concluímos que algo é belo.
Por exemplo, se você está visitando a casa de alguém, e essa casa te faz ter esses sentimentos, então naturalmente você irá achar essa casa bonita. E se você não gosta da sua casa como ela está agora, talvez seja porque algo nela está te provocando sentimentos ruins.
A beleza me parece ser algo muito mais simples do que é ditado pela sociedade e, ao mesmo tempo, algo extremamente sutil e sublime.
Algo que me permitiu vivenciar a beleza e me sentir bela foi se aproximar da minha própria essência. A jornada de autoconhecimento me revelou muitos aspectos meus que eu desconhecia, e quando eu os conheci pude, finalmente, encontrar o que me proporciona aqueles sentimentos de paz, aconchego, acolhimento, plenitude. No meu caso, por exemplo, o autocuidado foi um papel fundamental. Encontrar meios para cultivar doses diárias de autocuidado, foi pouco a pouco assentando tijolinhos de beleza na minha aparência física e na forma como me sinto hoje.
Quando eu era mais nova, eu nunca fui a garota que mais chamava a atenção entre as amigas, muito menos a que fazia sucesso na escola ou nas festinhas. Eu era muito insegura e tentava ser algo que eu não era. Então eu me frustrava. Conforme fui conhecendo cada vez mais o meu íntimo, eu pude compreender que o que nos faz realmente belos é a nossa individualidade.
Se você quer encontrar a sua beleza, abraçar a individualidade é o primeiro passo. A partir daí, você pode cuidar do sistema corpo-mente-espírito. Eu faço isso com práticas diárias de autocuidado, cuido da minha alimentação, filtro o tipo de conteúdo que consumo para manter a minha mente alinhada e busco sempre reverenciar o Divino em tudo o que faz parte da minha experiência.
Se você precisa de ajuda para despertar a sua beleza, e deixar ela tomar conta de todo o seu ser, entre em contato comigo que eu vou amar fazer parte desse caminho e poder te mostrar como o Ayurveda pode ser um agente transformador.
Você pode ler um pouquinho mais sobre Ayurveda aqui, e caso tenha mais dúvidas, me chame aqui.
Com carinho,
Morgana.